sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O cabelo tabém envelhece

Observa-se um aumento lento e progressivo da queda de cabelos em torno dos 50 anos. O aparecimento desta queda excessiva pode estar diretamente ligado ao processo de envelhecimento capilar natural.
Outras manifestações do envelhecimento capilar, associadas à queda excessiva de cabelos, favorecem o empobrecimento dos cabelos: fragilidade, afinamento, perda de qualidade da fibra capilar, redução do ritmo de renovação capilar.  

Redução do ritmo de renovação capilar

A fase de crescimento do cabelo (anágena) fica mais curta. De uma duração normal de 3-4 anos, ela se reduz para até menos de 1 ano. A velocidade de crescimento do cabelo fica mais lenta e a fase de latência se alonga. Os fios de cabelo, depois de caírem, são cada vez menos freqüentemente substituídos por um novo fio. Aumenta o número de fios em fase telógena, ultrapassando os 20%.

O folículo se implanta cada vez menos profundamente na derme e se miniaturiza progressivamente. O cabelo produzido é mais curto, mais fino, comparável a uma penugem. A queda de cabelos é cada vez mais importante e o capital cabelo se esgota progressivamente, até à rarefação total dos cabelos: a calvície.

Nenhum comentário:

Postar um comentário