terça-feira, 15 de setembro de 2009

NOTÍCIAS

*Doenças crônicas atingem 3 em cada 4 idosos
Estudo aponta rápido envelhecimento da população brasileira.
29,4 % dos idosos têm planos de saúde.


*Remédio contra diabetes ajuda a combater câncer de mama em ratos



*Pesquisa utiliza veneno de jararaca contra hipertensão em gestantes

Doença atinge 3 entre cada 10 brasileiros adultos.
Em grávidas, perigo é o desenvolvimento de eclampsia.

A jararaca é uma das cobras mais perigosas do mundo. Uma picada pode ser fatal, mas esse poderoso veneno já é usado como aliado no combate de uma doença que atinge 3 em cada 10 brasileiros: a hipertensão arterial.
Pesquisadores descobriram agora que uma molécula extraída da serpente tem uma ação diferenciada e pode servir de base para a produção de um remédio específico para pressão alta em mulheres grávidas.
Nas grávidas, a hipertensão pode levar a complicações durante a gestação e no parto. Entre as complicações estão a eclampsia e a pré-eclampsia, principais causas de doenças e mortes de mães e recém-nascidos. “Não existe pervenção, não existem grandes sinais clínicos. Por isso que é essencial o acompanhamento pré-natal”, diz o médico obstetra Nilson Abrão Szylit.



Descoberta célula-tronco associada ao câncer de próstata

Tumor é o 2º mais comum entre homens, depois do de pulmão.
A doença mata 254 mil homens por ano no mundo.

Pesquisadores descobriram uma célula-tronco que pode provocar pelo menos alguns tipos de câncer de próstata. Células-tronco são células que funcionam como uma espécie de "manual de instruções" para o organismo. A descoberta ainda é apenas experimental - as células foram descobertas em ratos -, mas pode explicar pelo menos alguns tipos de tumores prostáticos, e no futuro oferecer novas formas de tratá-los, segundo artigo publicado na quarta-feira na revista "Nature".

A descoberta também aponta para uma possível nova fonte dos tumores da próstata - as chamadas células luminais, que secretam vários compostos usados pela próstata. "O papel das células-tronco no desenvolvimento do câncer de próstata tem sido um foco de especulação há muitos anos", disse em nota Helen Rippon, da entidade britânica Prostate Cancer Charity.
"O importante é que esta nova célula-tronco não depende de andrógenos - os hormônios sexuais masculinos que controlam o crescimento da próstata - para sobreviver e crescer. Isso pode dar uma pista sobre por que o câncer de próstata frequentemente se torna resistente a tratamentos destinados a regular esses andrógenos nos estágios avançados da doença", acrescentou Helen, que não participou da pesquisa. "Este conhecimento aprimorado também será um passo adiante para aprendermos como ajudar a evitar que a doença se desenvolva nos homens."






Nenhum comentário:

Postar um comentário